Postagens

Mostrando postagens de Junho 2, 2017

Barragens de Garanhuns recuperam nível e Águas Belas e as cidades de Terezinha saem do colapso

Imagem
Os três mananciais que atendem as cidades de Garanhuns, Angelim e São João, no Agreste Meridional, tiveram boa recuperação dos níveis de acumulação com as chuvas que caíram na região, na última semana. A maior beneficiada foi a Barragem de Inhumas, que estava em colapso. Com capacidade de armazenar 6,9 milhões de metros cúbicos de água, a barragem aumentou 62% do seu volume e registra 67% de reservação de água. A Barragem do Cajueiro - o maior reservatório do sistema - tem condições de armazenar até 14,5 milhões de metros cúbicos de água - passou de 43% para 55% de sua capacidade total, enquanto que Mundaú recebeu um incremento de 38,23% no seu nível e apresenta agora 88,4% de acumulação.
Embora os níveis dos mananciais tenham melhorado, o calendário de abastecimento de água em Garanhuns permanece. "Precisamos ser cautelosos, porque ainda iremos enfrentar o período de estiagem, e as previsões de chuvas para 2017 é que serão abaixo da média histórica. Se, até o final de junho, as b…

Vereador Luiz Leite (PHS) em entrevista ao Falando com o Agreste da Rádio Marano FM, disse que está procurando se doar o máximo para população de Garanhuns.

Imagem
Em entrevista ao repórter Junior Pereira do Programa Falando com o Agreste da Rádio Marano FM, o vereador pelo PHS, Luiz Leite, falou que está procurando se doar o máximo, disse ainda, que irá lutar pelo desenvolvimento da cidade, por meio de requerimentos que beneficie a população garanhuense. O parlamentar falou também dos dois requerimentos aprovados por unanimidade pela câmara de vereadores, em um deles  o parlamentar solicita ao Prefeito Izaías que busque, através da Secretaria competente, a instalação de luminárias com a tecnologia LED nos Parques Euclides Dourado e Ruber Van der Linden, o Pau-Pombo, segundo Luiz Leite “a instalação das luminárias em LED, modernizará o Sistema de iluminação dos Parques Euclides Dourado e Pau-Pombo, garantindo uma significativa economia no consumo de energia elétrica e, sobretudo, promovendo um reforço da iluminação daqueles Espaços Públicos, o que certamente ampliará a sensação de segurança dos seus frequentadores”. O outro requerimento, trata d…

PROJETO QUE REGULAMENTA CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES É APROVADA POR MAIORIA NA CÂMARA DE GARANHUNS

Imagem
Desde o início da manhã dessa sexta (02), mesmo com ameaça de chuva, dezenas de professores se posicionaram na porta da Câmara Municipal de Garanhuns. O objetivo dos manifestantes era acompanhar a segunda sessão legislativa que votaria no projeto encaminhado pelo Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que tinha como objetivo principal regulamentar as horas/aula dos professores municipais. Mas, apesar da pressão exercida pelos profissionais da Educação, o resultado foi positivo para o Governo: O projeto teve aprovação por 11 votos contra apenas 2. . Com esse resultado, foi alterado o cálculo da hora/aula e a partir daí, pode haver uma redução da carga horária e dos salários desses profissionais de ensino no município. Para o Vereador Zaqueu Naum Lins (PDT), que foi o relator do projeto, o mesmo mexe com os professores que tem carga maior do que a permitida pela lei. O legislador acrescentou que a situação dos professores anteriores a 2015, continuará sem alteração.  Para o procurador …

Danilo Cabral indica Governo de Pernambuco ao Prêmio Darcy Ribeiro

Imagem
Nesta semana, o deputado Danilo Cabral (PSB) indicou o Governo de Pernambuco para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro 2017. A premiação é realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com o objetivo de contemplar pessoas e instituições cujos trabalhos merecem destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.
Membro titular da Comissão de Educação, Danilo Cabral justifica a indicação do Governo de Pernambuco pelos expressivos avanços educacionais e o alcance transformador da educação pública no estado. Desde 2007, uma verdadeira revolução na educação vem ocorrendo em Pernambuco. “O que se constata é o investimento robusto e o foco permanente na educação pública e em sua capacidade de transformação social, com impactos positivos, sobretudo, na vida de crianças, adolescentes e jovens”, argumenta o deputado.
Essa realidade é confirmada pelo último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no ano passado pelo Instituto Nacional de…

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima

Imagem
O município de Paranatama, amanheceu com a triste noticia da morte de Cinalda Lima, muito conhecida no município pelo seu trabalho prestado no CAPS, SAMU e HOSPITAL, dentre muitos outros. Cinalda faleceu após complicações numa cirurgia que acorreu na noite dessa quinta-feira (1) no Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns. O corpo está sendo velado na quadra poliesportiva municipal de Paranatama, e será sepultada as 17 horas no cemitério São Luiz Gonzaga também em Paranatama.
A tristeza na cidade é geral, Paranatama perde não apenas uma excelente profissional, mas um ser humano excepcional que não media esforços para ajudar o próximo.