TV Asa Branca e UPAE Garanhuns alertam para os cuidados com a audição. Agreste News.

A UPAE Garanhuns mais uma vez serviu de pauta para uma importante matéria sobre saúde na TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Pernambuco. No ABTV 1ª Edição, programa jornalístico do meio-dia, do ultimo dia 30/11, o repórter Diogo Franco esteve na unidade entrevistando as fonoaudiólogas Anaírda Fernandes e Patrícia Tenório sobre dificuldades, cada vez mais comuns, que as pessoas têm na audição. 

Novembro foi o mês azul, de alerta ao Câncer de Próstata, mas uma nova cor, Laranja, está sendo divulgada em uma campanha mundial de alerta aos problemas de audição, principalmente o zumbido, som intermitente no ouvido que a pessoa acaba acostumando, mas que tem consequências no cotidiano do indivíduo, afetando o sono, estudos, trabalho, etc, e que acarreta outros distúrbios físicos e mentais. 

Além de mencionar alguns dos eventuais causadores destes problemas, como os ruídos a que a pessoa se expõe no trabalho, na rua, em festas, até mesmo em casa, e a introdução de objetos na orelha, a exemplo de tampas de caneta, pregos, grampos de cabelo, entre outros diversos, as fonoaudiólogas alertaram que até mesmo a haste de algodão utilizada para limpeza da orelha pode ocasionar perdas na audição.

"Qualquer problema no ouvido, inclusive se a pessoa ouvir um zumbido, deve-se procurar o médico especialista, que neste caso é o Otorrinolaringologista" Afirmou Dra. Anaírda Fernandes. A UPAE Garanhuns dispõe de três especialistas, Dr. Helio Creder, Dr. Tiago Lima e Dr. Cesar Lima, que fazem a consulta ambulatorial, e se for o caso, até mesmo cirurgias de baixa complexidade, a exemplo de adenoide e amígdalas. São os otorrinolaringologistas da UPAE que encaminham os pacientes para acompanhamento das fonoaudiólogas, e solicitam exames específicos, como audiometria e impedanciometria, também realizados em na unidade pela Dra. Patrícia Tenório.

Os interessados em atendimento na UPAE Garanhuns, devem procurar os Postos de Saúde mais próximos de suas residências, nos 21 municípios da V Regional de Saúde.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima