Prefeito Valmir do Leite inaugurou na manhã desta terça-feira o Teste do Pezinho em Paranatama.

 
Prefeito Valmir do Leite inaugurou na manhã desta terça-feira o Teste do Pezinho em Paranatama.
Na manhã desta terça-feira (7) o prefeito de Paranatama Valmir do Leite, juntamente com o secretário de saúde do município José Oliveira Teixeira e equipe da saúde, realizaram a inauguração do Teste do Pezinho no município.
O evento aconteceu no Hospital Municipal, e já está funcionando.
Várias autoridades estiveram presentes, como o vereador Beta Roldão, Edgar Bulandeira e as vereadoras, Adriana Fausto e Marly Moura. Vários secretários também estiveram presente no evento. O ex-prefeito José Teixeira também esteve presente.
Segundo a enfermeira responsável pelo trabalho, o teste do pezinho devera ser realizado com 72 horas do nascimento do RN até o 5 dia do seu nascimento. O exame é obrigatório por lei no território nacional, sendo em algumas capitais do Brasil, tão necessário que alguns cartórios exigem o exame para realizar o registro da criança.
 
 O ministério da saúde hoje pesquisa seis doenças, estas São: Hipotireoidismo congênito, fenicetonuria, Hemoglobinopatias, doença falciforme, Fibrose cistica Hiperplasia adrenal congênita, Deficiência de Biotinidase. Algumas delas, como no caso da fenilcetonúria, pode causar danos neurológicos irreversíveis, outras com acompanhamento correto não deixam sequelas. 
 
O teste do pezinho só será repetido, caso ele seja realizado antes das 72 horas do nascimento, nos prematuros ou em caso de alteração diagnostica. Todavia, o exame não diagnostica. Com as alterações observadas no resultado, o RN devera ser encaminhado para os serviços de referencia médica, para que as medidas de diagnostico e tratamento, possam ser realizadas o mais rápido possível.
 

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima