Data e Tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 são lançados oficialmente em Pernambuco na prévia carnavalesca no município de Garanhuns.

O lançamento estadual oficial da data e tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será durante o desfile da troça carnavalesca científica “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”.  A troça que tem mais de uma década de fundação desfilará pelo quarto ano consecutivo em Garanhuns, mantendo a tradição de ser realizado na tarde da quarta- feira que antecede o carnaval (22 de fevereiro de 2017).

O desfile da troça tem por finalidade política de interiorização dos programas de divulgação científica e da cultura pernambucana, e desde 2015 foi realizado com exclusividade na cidade de Garanhuns, quebrando a tradição dos anos interiores de outros percursos de Recife e Olinda.

Todos os bonecos gigantes da troça são feitos em homenagens a cientistas, como por exemplo: Albert Einstein, Galileu Galileu, Santos Dumot, Milton Santos, César Lattes, dentre outros. Segundo o Espaço Ciência (maior museu interativo de ciência da américa latina e responsável estadual pela organização da SNCT), estarão  disponíveis para  2017: 6 bonecos gigantes para animar a prévia carnavalesca de Garanhuns ao som da Orquestra Manoel Rabelo.

O trajeto previsto para este ano é o retorno ao percurso de 2014 que é o seguinte:

1) Avenida Bom Pastor (saindo da UFRPE/UAG);

2) Rua Julia Brasileiro;

3) Rua Joaquim Tenório Vaz;

4) (antiga) Rua Mato Grosso do Norte (rua da ADUFERPE );

5) Rua Inácio Correia de Melo;

6) Rua São Miguel;

7) Rua Nogália Lima

8) Rua Augusto Calheiros (Colégio Artur Maia);

9) R. Doutor Dourado;

10) Rua Orlando E. Wanderley;

11) Siqueira Campos (Sec. de Educação);

12) Av. Santo Antonio (terminando no Espaço Colunata).


CONHEÇA MAIS DA HISTÓRIA DA TROÇA:

 A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica.  

Postagens mais visitadas deste blog

Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 62 municípios do interior, Paranatama, Saloá e Capoeiras estão na lista

Secretário de Administração e Planejamento da prefeitura de Paranatama dá esclarecimento sobre o Recadastramento do quadro de funcionários, aposentados e pensionistas do município.

Agreste News: Enilda Leonel agora é 40