Programa TE Suape é apresentado às novas equipes municipais

O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, esteve reunido nesta segunda-feira (30), com representantes de sete dos oito municípios localizados no entorno do Complexo Industrial Portuário de Suape, que integram as equipes recém-empossadas. Na pauta do encontro estava uma conversa sobre as ações do  Programa Especial de Controle Urbano Ambiental do Território Estratégico (TE) de Suape. O programa busca melhorar a qualidade de vida da população destes municípios a partir da implantação de atividades voltadas para o equilíbrio das questões como mobilidade, habitação e patrimônio físico e ambiental. Na ocasião, também foram indicados os interlocutores municipais que vão fazer a interface de informações com o Estado.

O objetivo principal da reunião foi o de apresentar o programa às novas equipes, através de um balanço das ações, com destaque para os projetos que estão em andamento e os que ainda serão iniciados, entre eles a implantação do Sistema de Informações Geográficas Integrado - SIG TES; o projeto de Monitoramento e a campanha de divulgação social. A previsão é a de que o programa seja concluído até maio. O programa é coordenado pela Agência Condepe/Fidem, com recursos do BNDES.


Flávio Figueiredo falou sobre a importância e sobre as principais ações, enfatizando a continuidade do programa, mesmo após o término, através da ação de monitoramento, (onde já foram identificados  24 indicadores de Gestão Sustentável). "O novo gestor municipal deve ter a sensibilidade de  dar prosseguimento às ações que independem de quem está à frente da governança. A ideia do programa  é a de desenvolver cidades sustentáveis e boas de se viver. Meta de toda administração municipal",  afirma o presidente.

O evento ocorreu no auditório da Agência Condepe/Fidem com a participação de cerca de trinta pessoas, entre elas o prefeito de Moreno Edvaldo Rufino, os vice-prefeitos de Rio  Formoso, Sebastião Barros e de Escada, Ivanildo  Bezerra, além de secretários municipais, diretores e técnicos dos demais municípios da área : Cabo de Santo Agostinho,  Ipojuca, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém.  Também estavam presentes representantes do BNDES, Juliana Pessoa, da Empresa Suape, Gustavo Henrique Guerra, além de diretores e técnicos da Agência Condepe/Fidem, entre outros.

A coordenadora executiva do programa pela Agência Condepe/Fidem,  Antonia Santamaria mostrou através de gráficos e tabelas as ações desenvolvidas onde já foram investidos mais de R$ 10 milhões, em capacitações, aquisição de veículos e equipamentos para as unidades administrativas, revisão de legislações urbanísticas, entre outras. Também falou sobre as três ações ainda a realizar, a exemplo do Sistema de Informações Geográficas, o SIG para o TES.  "Essa ação é muito importante pois os municípios terão à disposição uma base cartográfica única e centralizada daquela região", destacou a técnica. .
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

O prefeito de Moreno Edvaldo Rufino comentou a importância desta troca de informações sobre o TE Suape para a questão metropolitana e também da mediação que vem sendo feita pela Agência Condepe/Fidem para o desenvolvimento sustentável da área.  Já a representante de Rio Formoso, Nádia Gomes, ficou satisfeita de que o município esteja participando das ações, "principalmente quando estamos começando, é importante ver o quanto já se avançou em controle urbano, com o apoio do Estado".


Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima