Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 15, 2016

LUCAS RAMOS DEFENDE INDEPENDÊNCIA DO PSB EM RELAÇÃO A TEMER

No dia em que Pernambuco celebra os 100 anos de nascimento do ex-governador Miguel Arraes, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) discursou na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco defendendo a saída dos socialistas da base de apoio do governo Michel Temer. A posição de Lucas é a mesma defendida pela ala Juventude Socialista Brasileira e pelo diretório estadual do partido no Rio Grande do Sul.
Em sua fala, Lucas afirmou que o presidente Michel Temer prometeu uma gestão de coalizão, mas que na realidade agravou a crise e não encontra saída para recolocar o país no caminho do desenvolvimento. “O que vemos é um governo incapaz de estancar a sangria das contas públicas e que caminha a passos largos no aprofundamento da crise política”, disse. Para o deputado, os socialistas devem fazer justiça à memória de Miguel Arraes e adotar uma postura de independência. “É urgente a saída dos socialistas da base do governo Michel Temer para que o PSB faça jus à sua história, à memória de Migu…

Condepe/Fidem sedia lançamento de livro do padre Lebret sobre desenvolvimento urbano

Imagem
Diálogos com Lebret: 60 anos depois traz o texto original da obra lançada em 1955 e artigos de autoria de professores e pesquisadores
Foi lançado neste quinta-feira, 15, no auditório da Agência Estadual de Planejamento e  Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, o livro Diálogos com Lebret: 60 anos depois. O volume foi dividido em três partes e inclui o texto original do livro Estudo sobre desenvolvimento e implantação de indústrias interessando a Pernambuco e ao Nordeste. A publicação do livro foi realizada pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), dentro das atividades comemorativas aos seus 20 anos de existência, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, esteve à frente do evento que reuniu autoridades diversas envolvidos com a temática, entre eles os autores de textos do livro – o sociólogo Francisco Jatobá, o professor Tarcísio Francisco,  o economista Jorge Jatobá e a arquiteta Virgínia Pontual, al…

Sesi/PE abre 40 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional no Agreste

Imagem
Programa busca facilitar inserção profissional de jovens carentes no mercado de trabalho
O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lança, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico, no Senai/PE para facilitar o início da vida profissional. No Agreste, são 40 vagas, sendo 20 para técnico em Mecânica e 20 para Eletrotécnica, ambos em Caruaru. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro. Elas devem ser realizadas no SESI. O edital está disponível no site www.pe.sesi.org.br. Pode concorrer apenas pessoa de baixa renda, aluno da escola pública ou de escola particular desde que possua bolsa integral e/ou cujos pais ou responsáveis sejam registrados no Cadastro Único para …

Nova edição da Revista Gestão Pública já está no ar

Publicação do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco traz diversos conteúdos voltados aos novos prefeitos que assumem a partir de 1º de janeiro
Já está no ar a 13ª edição da Revista Gestão Pública PE, publicação trimestral editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O novo número traz diversos conteúdos voltados aos novos prefeitos que assumem a partir de 1º de janeiro, começando por uma entrevista com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Ele fala sobre a origem do movimento municipalista, sobre a questão da autonomia, sobre a situação atual das prefeituras em meio à crise econômica e sobre a necessidade de um novo pacto federativo, entre outros temas.
Na seção Conta Certa, os consórcios municipais são apresentados como uma alternativa viável para a oferta de serviços públicos de forma conjunta por várias prefeituras. O artigo do economista e consultor Laércio Queiroz fornece u…

Senado aprova parecer de Armando à renegociação com regime de recuperação para Estado insolvente

Imagem
O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (14), por 55 votos a 14, projeto substitutivo de Armando Monteiro (PTB) à renegociação da dívida dos Estados com a União, criando o regime de recuperação fiscal. Opcional, o regime repactua dívidas com recursos do FGTS e do BNDES, mas exige uma série de contrapartidas a quem aderir, como a aprovação de lei estadual que possibilita a redução da jornada de trabalho do funcionalismo, com diminuição proporcional dos salários.
No seu parecer original, aprovado terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Armando retomou a maior parte das contrapartidas dos governos estaduais na renegociação da dívida com a União suprimidas pela Câmara dos Deputados. Acatou, entretanto, na leitura do relatório em plenário, ontem à noite, oito emendas. Entre elas estão a criação do regime de recuperação fiscal e a ampliação para dez anos do prazo do aumento dos gastos estaduais limitado à variação da inflação, previsto em dois anos no texto aprovado na…