Postagens

Mostrando postagens de Maio 24, 2016

Agreste news: Sesi/PE realiza mais de 15 mil atendimentos na Ação Global em Moreno

Imagem
A fila se formou bem cedo na frente do Sesi Moreno, no centro da cidade, recentemente reformado e pronto para receber as mais de 5 mil pessoas esperadas para a 23ª Ação Global, promovida pelo Serviço Social da Indústria em parceria com empresas, voluntários e a prefeitura local. No final do sábado (21), a iniciativa contabilizou mais de 15.309 atendimentos gratuitos para a população do município.
A procura foi tanta que o serviço de saúde bucal, com restaurações e limpezas dentárias, teve rapidamente as 240 senhas esgotadas. A estudante Thalia Nunes, disse que aproveitou para fazer um check-up, já que não tinha condições para consulta particular e mal encontrava nos postos de saúde.
Os homens também lotaram a espera para o preventivo de câncer de próstata, com exames de ultrassonografia e de sangue. O trabalhador da construção civil, Geraldo Gomes, 61 anos, aproveitou para fazer a coleta durante a ação. "Faço todos os anos, mas aqui a fila e tempo de espera é menor, e ainda tem a u…

Agreste news: Silvio conhece Centro de Operações e programas da Prefeitura do Rio

Imagem
O deputado Silvio Costa Filho (PRB) cumpriu agenda no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (23), conhecendo obras e projetos implantados pela administração municipal carioca. A visita do parlamentar pernambucano teve início com uma reunião com o prefeito Eduardo Paes e com técnicos do Gabinete, que apresentaram as principais ações do Programa Rio 500. Essa é a segunda visita do deputado a capitais do País para colher informações para o futuro programa de governo da coligação. O roteiro, iniciado na semana passada por São Paulo, deverá incluir ainda Curitiba e Salvador.
Entre as ações destacadas pela prefeitura do Rio, o Centro de Operação chamou atenção por proporcionar respostas rápidas à população. Ao todo, o Centro de Operação envolve cerca de 40 órgãos e concessionárias de serviços públicos, 400 funcionários (entre servidores públicos, terceirizados e funcionários dos prestadores de serviços), além de 1.000 câmeras e 40 monitores de vídeo, um sistema de radar meteorológico e sirenes…

Agreste News: Ministro da educação Mendonça Filho afirmou em coletiva de imprensa que não vai alterar nenhuma política de cotas

Imagem
Da ABr – O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nessa segunda-feira (23) que manterá portaria normativa que institui prazo para instituições federais apresentarem propostas de políticas afirmativas na pós-graduação. “Não só as cotas na pós-graduação, mas as cotas no sentido mais amplo, não tenho nenhuma intenção, não há nenhuma discussão no Ministério da Educação pretendendo rediscutir qualquer que seja o projeto de cotas”, disse em coletiva de imprensa. Um dia antes do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, o ex-ministro de Educação Aloizio Mercadante assinou portaria que estipula que universidades e institutos federais terão 90 dias para apresentar proposta de uma política de inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência nos programas de pós-graduação. A medida foi publicada no dia 12 no Diário Oficial da União. “Tenho sido vítima e, posso dizer, que o ministério também, de muitas interpretações equivocadas e algumas maliciosas com relação a temas polêmicos. Eu que…

Agreste news: Capacitação vai agilizar projetos rurais em Pernambuco

Imagem
Proporcionar maior agilidade no acesso dos produtores a linhas de crédito para financiamentos de projetos rurais. É com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar - PE) capacitou os analistas de projetos do Prorural, entre os dias 19 e 23, no Recife.
Criada por intermédio de uma parceria conjunta entre o Senar, Prorural e Banco Mundial, a iniciativa qualificou, inicialmente, dezesseis profissionais, que atuam na análise de projetos de produção rural, do Programa Pernambuco Rural Sustentável. Os beneficiários são os agricultores familiares inseridos nas redes produtivas da caprinocultura, fruticultura, piscicultura, apicultura, grãos, raízes e tubérculos, entre outras.
O assessor técnico do Prorural, Genil Gomes, define a metodologia aplicada pelo Senar - PE como primordial, por viabilizar a integração de todos os atores envolvidos. Isso porque, segundo ele, para a realização desses projetos, é necessária a elaboração do Plano de Negócios, que requer …

Agreste News: A UPAE Garanhuns, através da Coordenação de Enfermagem, realizou uma Semana de Atividades, que culminou na última sexta-feira (20)

Imagem
Maio é um mês especial para a saúde, pois dois profissionais imprescindíveis no contato com a população têm seus dias de comemoração. No dia 12 quem é lembrado é o Enfermeiro, no Dia Mundial da Enfermagem. Já no dia 20, as bodas são para os Técnicos de Enfermagem. A exemplo dos anos anteriores, a UPAE Garanhuns, através da Coordenação de Enfermagem, realizou uma Semana de Atividades, que culminou na última sexta-feira (20), com ações que movimentaram, literalmente, os profissionais da Unidade de Saúde. Segundo a coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, a III Semana de Enfermagem da UPAE Garanhuns teve como tema este ano o "Conhecimento, Dedicação e Compromisso: Princípios que fazem a diferença". "Estes momentos são de confraternização, mas possibilitam dinâmicas e aprendizados que melhoram as relações de trabalho e atendimento aos usuários da UPAE." Finaliza Tayana Guerra.

Agreste news: SARA e Conab articulam retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Caprinos e Ovinos

Imagem
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, articula a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Caprinos e Ovinos em Pernambuco com o apoio da superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PE). Em reunião, nesta segunda-feira (23), com o superintendente Elizaldo Sá, ficou acordado que os dois órgãos vão apresentar a proposta, ainda este mês, ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
A compra direta de caprinos e ovinos é uma ação estratégica para o governador Paulo Câmara  e a operacionalização do programa será realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e a Conab. Os dois órgãos vão realizar desde o cadastramento dos produtores, inspeção dos animais, aquisição, transporte,  armazenamento até a doação do produto (carne) em hospitais, creches, asilos, escolas e às famílias que apresentam risco de insegurança alimentar.
"A ovinocaprinocultura é uma tradição no Estado, que possui u…

Agreste news: GOVERNO DE CAETÉS OFERTA ARAÇÃO DE TERRAS PARA AGRICULTORES FAMILIARES

Imagem
O governo de Caetés contratou com recursos do próprio município 20 tratores para fazer a aração de terras dos pequenos agricultores rurais e, desta forma, aumentar à produção de alimentos no campo através do apoio a agricultura familiar. O prefeito de Caetés, Armando Duarte, declarou que o governo do município fez todo o possível para manter este programa e garanti aração de terras grátis para os pequenos agricultores dos quatro cantos da zona rural. Por mais um ano consecutivo esta ação é coordenada pela Secretaria de Agricultura e com as parcerias com o Conselho de Desenvolvimento Rural, Associações e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o objetivo de facilitar a vida das famílias que trabalham e residem na zona rural. Com as chuvas caídas nos últimos dias os pequenos produtores de Caetés começaram a preparar as roças e com o Programa de Aração de Terra da prefeitura vão poder aumentar a área plantada principalmente dos agricultores associados nas 35 Associações Rurais existentes …

Agreste news: Escritório de Projetos e Cefospe divulgam cursos de junho para agentes públicos municipais

A parceria entre as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Administração (SAD), que oferece vagas em cursos de capacitação para agentes públicos municipais, chega ao seu segundo mês com novas opções de disciplinas. Em junho, estarão disponíveis 75 vagas em 10 cursos diferentes (veja no quadro abaixo). A iniciativa é coordenada pelo Escritório de Projetos e pelo Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe).
Entre os cursos oferecidos em junho, estão Gestão de Projetos com Foco no Modelo Gerencial, Dispensa de Inexigibilidade de Licitação, Capacitação de Gestores dos Serviços de Infraestrutura – Especialidade telemática, Básico para Elaboração de Termos de Referência, Matemática Financeira com Foco no Modelo Gerencial, entre outros.
O objetivo da parceria é garantir que 10% das vagas dos cursos oferecidos pelo Cefospe sejam destinadas a servidores municipais de todo o Estado. A iniciativa visa estimular e fomentar, no âmbito da administração pública, um …