Postagens

Mostrando postagens de Maio 18, 2016

Agreste news: Projeto garante passagem gratuita em viagens de ônibus para policiais sem farda

Imagem
O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) propôs uma lei para permitir aos policiais e bombeiros militares o benefício da gratuidade na passagem de ônibus intermunicipais sem a obrigação do uso do fardamento. A medida, segundo o parlamentar, pretende garantir maior privacidade e segurança aos agentes públicos que precisam se deslocar entre os municípios pelo transporte coletivo.
Atualmente, a gratuidade só é permitida para os policiais e bombeiros desde que estejam fardados. No entanto, no Recife, já existe a liberação de uso de fardamento para esses agentes no transporte público. Após ouvir representantes das duas categorias, o deputado deu entrada no projeto para estender o benefício para as linhas de ônibus que fazem transporte entre diferente municípios em todo o estado.
“Esse é um antigo pleito tanto dos policiais quanto dos bombeiros. Por mais preparados que esses agentes estejam para enfrentar alguma ocorrência, eles ficam muito expostos em viagens entre cidades do interior. Então …

Agreste news: Renan Calheiros defendeu para Temer a recriação do Ministério da Cultura

Imagem
Em entrevista coletiva, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que defendeu, em conversa com o presidente em exercício Michel Temer, a recriação do Ministério da Cultura, pasta que foi integrada ao Ministério da Educação pelo peemedebista.
Renan afirmou que se compromete em conduzir a recriação da pasta no Congresso Nacional quando a medida provisória que extinguiu a pasta estiver em tramitação no Legislativo. Renan disse que acredita que a extinção da pasta seja um retrocesso. “Propus ao presidenteMichel Temerrecriar o Ministério da Cultura. Acho que [o ministério] é muito relevante para ser reduzido a uma questão contábil, orçamentária. O Ministério da Cultura não vai quebrar o Brasil, mas a sua extinção quebrará a nação. Extinguir o ministério pode significar, do ponto de vista desse segmento que é importantíssimo, um retrocesso. [...] Nós cuidaríamos disso aqui por ocasião da tramitação da medida provisória aqui no Congresso Nacional”, disse Renan.

Segundo Renan Ca…

Agreste news: Líderes partidários fazem apelo para que Maranhão abra mão de presidir sessões na Câmara

Imagem
Nesta quarta-feira (18) durante uma reunião de líderes partidários um apelo foi feito por partidos como o PSD, SD e PTB ao presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), para que o mesmo abra mão de comandar as sessões de votação no plenário da Casa.
Maranhão assumiu interinamente a presidência da Câmara após o afastamento do deputado Eduardo Cunha do cargo. O presidente interino tentou anular a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff realizada na Câmara, o que gerou revolta nos parlamentares. Maranhão tentou comandar as votações no plenário na tarde desta terça-feira (17), mas diante dos protestos contra sua presença, ele não conseguiu tocar os trabalhos e acabou encerrando a sessão sob gritos de “Fora, fora!”.

Segundo o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), foi sugerido que Maranhão fique apenas coordenando as questões burocráticas da Câmara e que as votações sejam feitas por outros parlamentares na linha sucessória da Mesa Diretora. “Fizemos ess…

Agreste news: Justiça Federal condena José Dirceu a 23 anos de prisão

Imagem
O ex-ministro José Dirceu foi condenado nesta quarta-feira (18) pela Justiça Federal a 23 anos e três meses de prisão por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato. Outras dez pessoas também foram presas na ação.
O juiz Sérgio Moro decretou a renovação da prisão preventiva de Dirceu e nova prisão preventiva de Fernando Hourneaux de Moura, que foi solto após firmar acordo de delação premiada. José Dirceu já havia sido condenado no processo do mensalão, ele foi preso em novembro de 2013 e passou a cumprir o regime semiaberto. Em novembro de 2014 ele passou para o regime aberto com prisão domiciliar.

"O mais perturbador, porém, em relação a José Dirceu de Oliveira e Silva consiste no fato de que recebeu propina inclusive enquanto estava sendo julgada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal a Ação Penal 470, havendo registro de recebimentos pelo menos até 13/11/2013", afirmou…

Agreste news: SESI/PE oferece 30 mil vagas gratuitas em cursos a Distância

Imagem
Com 1,5 milhão de vagas de emprego a menos no país, as pessoas que tentam se recolocar no mercado de trabalho ou se inserir nele pela primeira vez enfrentam o desafio de vencer uma concorrência cada vez mais qualificada, experiente e acirrada. Segundo especialistas, uma das melhores formas para superar esse obstáculo é investir na capacitação profissional. Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) oferece, a partir deste mês, 30 mil novas vagas gratuitas em seu programa de Educação a Distância (EAD) para facilitar o acesso já que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 40% das pessoas que não se atualizam para o mercado de trabalho alegam falta de tempo. Até julho, trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral poderão se inscrever nos 67 cursos do programa. “Os cursos abordam questões atuais relacionadas às demandas do mercado de trabalho e procuram desenvolver o conhecimento, as habilidades e competências nece…

Agreste News: Deputado faz homenagem ao Santa Cruz na Alepe nessa quinta-feira (19)

Imagem
O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) realizará no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma sessão solene em homenagem ao bicampeonato pernambucano e o título inédito da Copa do Nordeste, conquistados pelo Santa Cruz, neste início de ano. O evento acontecerá nessa quinta-feira (19) com início as 18 Horas.

Agreste news: Ministro das Cidades revoga portarias e barra 11.250 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Imagem
O novo ministro das Cidades, Bruno Araújo, revogou nesta terça-feira (17) duas portarias que haviam sido assinadas pelo governo Dilma Rousseff ampliando recursos para categorias beneficiadas pelo programa federal. Uma dessas portarias, a de número 173, estabelecia a liberação de recursos para a categoria “entidades” do Minha Casa, Minha Vida. Essa portaria autorizada a contratação de até 6.250 unidades habitacionais para os beneficiários da categoria “Entidades”. Além disso, a portaria orientava a Caixa Econômica Federal e a Secretaria Nacional de Habilitação a ampliar o limite de contratações em até 5 mil unidades, elevando para 11.250 o número de casas para serem financiadas.

O Ministério das Cidades informou que decisão representa “1,5% de todo programa” e que o cancelamento da portaria é uma “medida de cautela”, pois foram assinadas e publicadas sem os recursos necessários para a execução. O ministério informou que o programa está mantido e “será aperfeiçoado”.

Agreste news: Para colunista, presidente interino formou melhor equipe econômica disponível no país

Imagem
Por Helio Gurovitz, do Portal G1
Imagine que, no início do ano, alguém dissesse que o time no comando da economia brasileira seria, já no primeiro semestre, formado por: Henrique Meirelles no ministério da Fazenda, Ilan Goldfajn no Banco Central, Mansueto Almeida na Secretaria de Acompanhamento Econômico, Marcelo Caetano na Secretaria da Previdência, Carlos Hamilton na Secretaria de Política Econômica, além de Maria Silvia de Bastos Marques no BDNES e Pedro Parente na Petrobras. Certamente seria chamado de desvairado.
Era possível imaginar a queda de Dilma. Mesmo assim, ninguém poderia supôr que, DIlma fora, o interino Michel Temer conseguisse convocar talvez a melhor equipe econômica disponível no Brasil. A situação da nossa economia é dramática e, se esse time não conseguir virar o jogo, ninguém consegue. A dúvida agora é uma só: estaremos diante da Seleção de 1970, que nos trouxe o tricampeonato, ou da Seleção de 1982, que levou aqueles três gols saídos dos pés de Paolo Rossi?
Amba…

Agreste news: Silvio cobra atenção do Estado para o Hemope

Imagem
O deputado Silvio Costa Filho chamou a atenção, nesta terça-feira (17), para a situação da Fundação Hemope, em solidariedade aos servidores da casa, que realizaram protesto cobrando o cumprimento acertado entre o sindicado da categoria e o secretário de Administração do Estado, Milton Coelho.
Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores do Hemope (SindsHemope), Jucelita Boudoux, a categoria é contra as novas regras de pagamento de Gratificação de Desempenho estabelecida pela Lei Complementar 194. “Tínhamos uma regra própria para o pagamento de produtividade e, em reunião com o secretário, ficou acertado que negociaríamos uma nova regra, mas o Governo do Estado excluiu os servidores desse debate, descumprindo o acordo e penalizando os servidores”, relatou.
No plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Silvio Costa Filho, cobrou que o Governo do Estado tenha um olhar mais atento para o Hemope, tanto do ponto de vista dos servidores quanto dos usuários da Fund…