Postagens

Mostrando postagens de Maio 2, 2016

Agreste news: Em Jaboatão, Jorge Côrte Real inaugura a maior escola técnica do Senai

Imagem
Ocupando uma área de mais de 33 mil metros quadrados, onde funcionou a antiga oficina da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no município de Jaboatão dos Guararapes, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e deputado federal, Jorge Côrte Real (PTB-PE), inaugurou a maior escola técnica do Senai, nesta segunda-feira (2). A solenidade contou com as presenças do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, do superintendente do Senai, Sérgio Gaudêncio, o deputado estadual Joel da Harpa, e demais autoridades. Esta é a 11ª unidade que o Senai abre no Estado.
Para o presidente Jorge Côrte Real, que também preside o Conselho Regional do Senai, a inauguração da escola técnica de Jaboatão transmite o sentimento de dever cumprido. “O Senai, além de gerar e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentado através das indústrias, busca capacitar as pessoas, principalmente os jovens, e os empresários, prestando serviços na medida que esses investidores necessitem de ava…

Agreste news: Trabalhadores participam de corrida pelo centro do Recife

Imagem
Cerca de mil pessoas, dentre elas vários moradores do Agreste, participaram da segunda edição da Corrida Sesi Dia do Trabalhador, pelas ruas do Recife Antigo. Mais da metade dos participantes eram trabalhadores da indústria do Estado e o número de inscrições superou em 20% as do ano passado. O primeiro lugar da categoria geral feminina, nos 10 Km, ficou com a experiente atleta Marili dos Santos, que já corre profissionalmente há 17 anos, e está aguardando o resultado das  seletivas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto. O primeiro lugar masculino ficou com o atleta Ubiratan dos Santos, que já se prepara paras as maratonas do Rio e Santos (SP), no segundo semestre. Ambos ganharam troféu e o valor de R$ 2 mil cada.  Na modalidade trabalhador da indústria, Daniela Onofre, 31 anos, da Bombril, venceu a prova com facilidade. A analista de qualidade ganhou o mesmo lugar no pódio na Corrida do Trabalhador  do ano passado, e tem várias medalhas nos Jogos Industriais do Sesi. Paulo Mac…

Agreste news: Polícia Civil divulga detalhes sobre a morte do jornalista Marcolino Junior

Imagem
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (2) detalhes sobre a morte do jornalista Marcolino Junior. De acordo com o inquérito policial que investigou o assassinato, o jornalista foi morto a facadas dentro de um quarto de motel em Caruaru. O executor do crime foi o suspeito que havia sido preso após tentar vender o carro de Marcolino.
A vítima recebeu um golpe de jiu-jitsu e cerca de três facadas, de acordo com a perícia. Foi encontrado sangue no quarto do motel e também no porta-malas do carro do jornalista, que segundo o delegado Marcio Cruz, foi onde o corpo foi transportado e, em seguida, abandonado em um matagal.
Ainda segundo a Polícia Civil, o assessor pessoal de Marcolino foi o mandante do crime e será indiciado por latrocínio. O outro suspeito será indiciado por latrocínio e ocultação de cadáver.

Agreste news: Senar/PE qualifica 32 jovens para o mercado de trabalho

Imagem
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) formou na última semana sexta (29), uma turma do Programa Jovem Aprendiz, no curso Aprendizagem Rural, no município Vitória de Santo Antão. A iniciativa foi executada em parceria com a Companhia Alcoolquímica Nacional, do Grupo JB. Os 32 formandos contaram com 960 horas de aulas, destas, 480 horas foram de conteúdo teórico e mais 480 destinadas ao treinamento prático. Para a realização do curso, o Senar/PE disponibilizou toda a estrutura pedagógica, com instrutores qualificados, fardamento e material didático gratuito. Já a Companhia Alcoolquímica, cedeu o espaço físico onde aconteceram as aulas. A supervisora de Treinamentos, Vânia Bacelar destacou que o programa oferece um alto nível de conhecimento sobre gestão administrativa e financeira. A visão de mercado é o diferencial desses profissionais. “Concluímos mais uma turma de adolescentes comprometidos com o meio rural, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento so…

Agreste news: Básico de Licitações abre grade de cursos que oferece vagas aos gestores públicos municipais

Imagem
O curso Básico de Licitações, que começou nesta segunda-feira (2), no Centro de Formação dos Servidores do Estado (Cefospe), é o primeiro de uma série que abrirá vagas para agentes públicos municipais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), através do Escritório de Projetos, o Cefospe e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Ao todo, serão oferecidas mais de 100 vagas no mês de maio em 11 cursos diferentes. Os temas abordados serão gestão pública e planejamento, orçamento e licitações, compras, contratos e convênios. Camila Cavalcante de Melo, controladora do município de Camutanga, foi uma das participantes do primeiro curso. A gestora da cidade da Mata Norte do Estado estava bastante entusiasmada com a oportunidade. “É uma iniciativa muito boa do Governo do Estado oferecer este tipo curso. Faz tempo que eu estou tentando me aperfeiçoar na área de licitação, mas é muito caro. Eu cheguei até a me inscrever em um, mas foi ca…

Agreste news: Secretaria de Agricultura inicia Programa Água Doce

Imagem
A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA iniciou mais uma ação que visa garantir a ampliação do fornecimento de água para a população do semiárido pernambucano. A primeira etapa do Programa Água Doce começou com uma oficina de capacitação para realização de diagnóstico socioambiental e técnico, no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, no último dia 26 de abril, com a presença do coordenador nacional do programa, Renato Ferreira. No dia seguinte, houve atividades de campo no município de Riacho das Almas. O Programa Água Doce é um convênio formalizado entre o Governo de Pernambuco, por meio da SARA, e o Ministério do Meio Ambiente – MMA, para a implantação/recuperação de 170 sistemas de dessalinização, dos quais 20 serão unidades produtivas (que aproveitam a água de rejeito, para criação de peixes, e planta forrageira, para a alimentação de animais). Serão investidos R$ 37 milhões na ação, com contrapartida da SARA. As ações irão beneficiar cerca de 60 mil p…

Agreste news: Dia do Trabalhador é marcado por atos contra e a favor do impeachment

Imagem
Manifestantes contra e pró-impeachment participaram de atos neste domingo (1º), Dia do Trabalhador. Os movimentos aconteceram em vários estados e no Distrito Federal. No Anhangabaú houve um ato da CUT, onde a presidente Dilma Rousseff discursou. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também participou do evento e também discursou contra o impeachment da presidente. A praça Campos de Bagatelle, na Zona Norte, foi ocupada pela Força Sindical. O deputado federal Paulinho da Força e outros parlamentares discursaram a favor do impeachment. Segundo a organização, 500 mil participaram.

Agreste news: AÉRCIO EX-PREFEITO CAETÉS, AGORA FAZ PARTE DO GRUPO DE ARMANDO DUARTE

Imagem
Em Caetés o atual modelo de gestão pública, implantado pelo prefeito Armando Duarte, com grandes obras e muitas ações que hoje chegam para todas regiões do município de forma igualitária, também prima pelo relacionamento respeitoso entre as famílias e em especial com os adversários políticos. Este estilo do atual gestor caeteense tem surtido excelentes resultados, tanto no campo administrativo, quanto no campo político. A mais recente adesão política de peso ao grupo liderado por Duarte é, a do ex-vereador e ex-prefeito de Caetés, Aércio José de Noronha, que, com a unânime concordância da sua família e com o apoio recebido da sua grande base política, decidiu deixar o grupo do ex-prefeito Zé da Luz, e se aliar ao prefeito Armando Duarte, para unido ao atual gestor municipal continuar levando as melhorias necessárias para os munícipes da extensa área territorial que o ex-prefeito Aércio continua atuando junto ao povo.
Politicamente falando, este foi mais um grande baque para a oposição …