Agreste news: Secretaria de Agricultura inicia Programa Água Doce

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA iniciou mais uma ação que visa garantir a ampliação do fornecimento de água para a população do semiárido pernambucano. A primeira etapa do Programa Água Doce começou com uma oficina de capacitação para realização de diagnóstico socioambiental e técnico, no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, no último dia 26 de abril, com a presença do coordenador nacional do programa, Renato Ferreira. No dia seguinte, houve atividades de campo no município de Riacho das Almas.
O Programa Água Doce é um convênio formalizado entre o Governo de Pernambuco, por meio da SARA, e o Ministério do Meio Ambiente – MMA, para a implantação/recuperação de 170 sistemas de dessalinização, dos quais 20 serão unidades produtivas (que aproveitam a água de rejeito, para criação de peixes, e planta forrageira, para a alimentação de animais). Serão investidos R$ 37 milhões na ação, com contrapartida da SARA. As ações irão beneficiar cerca de 60 mil pessoas em até 50 municípios.
Na primeira etapa do projeto, que consiste na realização de diagnósticos técnico, social, ambiental, cultural e produtivo das comunidades rurais, serão contemplados 20 municípios, escolhidos com base no Índice de Condição de Acesso a Água – ICAA, elaborado pelo MMA.
“Nossa missão é transformar desafios em oportunidade. Por isso, estamos implementando este importante programa, que vai levar água de qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário Nilton Mota. No evento de Riacho das Almas, estiveram presentes o prefeito Mota, seus secretários e vereadores, e ainda Henrique Veiga, representando o MMA; técnicos do IPA e da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar envolvidos no projeto. Dentre as atividades, houve uma visita ao dessalinizador do Sítio Camorim II, o primeiro da América Latina movido a energia solar.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima