Agreste news: Programação da Semana da Energia do Espaço Ciência segue até quinta-feira

Até quinta-feira (02 de junho), o Espaço Ciência tem participado da Semana da Energia. As atividades são distribuídas no momento da chegada dos grupos, de acordo com disponibilidade e nível de cada grupo. A visita é gratuita e grupos acima de 15 pessoas terão que agendar por telefone (81) 3241-3226.

Além dos experimentos interativos e oficinas promovidas pela equipe do Espaço Ciência, a programação inclui a unidade móvel da Celpe que apresentará palestras sobre eficiência energética e distribuirá lâmpadas LED para os visitantes; atividades da Cooperativa PE Solar e o robô BIO da Compesa. O público também terá a oportunidade de conhecer o funcionamento dos carros elétricos do Projeto Porto Leve, do Porto Digital. O Espaço Ciência espera receber mais de 3 mil professores e estudantes pernambucanos durante os três dias do evento.

O objetivo principal é sensibilizar a população sobre o uso consciente da energia e apresentar diversas formas para economizar e gerar energia de maneira sustentável e eficiente.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco – SDEC/PE, através da Secretaria Executiva de Energia – SEEN, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celpe, Cooperativa PE Solar, Compesa e Porto Digital.


Programação de oficinas da Semana da Energia:


- O LADO SOMBRIO DA ENERGIA

O objetivo da atividade é mostrar de forma ilustrativa o lado negativo das principais fontes de energia e fazer uma reflexão sobre a própria definição de energia limpa e renovável. A temática será abordada por meio de uma exposição de imagens que contemplam tanto a energia renovável quanto a não renovável.

- A ORIGEM DO BUMERANGUE

A oficina terá como objetivo principal construir um modelo funcional de bumerangue retornável e discutir um pouco sobre a física e a matemática aplicadas a esses instrumentos, além contribuir para que os participantes possam desenvolver uma atividade lúdica e de baixo custo.

- BIOSABER

A oficina tem como o objetivo esclarecer aos participantes sobre a temática da biomassa e quais são suas principais matérias-primas, mostrando as vantagens e desvantagens de cada uma, inclusive as questões econômicas. Na oficina, nosso enfoque é a produção de cana-de-açúcar em combustível, o famoso biodiesel.

- CANHÃO DE GAUSS E O MUNDO DO ELETROMAGNETISMO

Na oficina serão montados experimentos de baixo custo com o objetivo de desmistificar os principais conceitos do eletromagnetismo. A abordagem será de forma simples e dinâmica de forma que os estudantes possam inclusive desenvolver habilidades no manuseio de experimentos.

- ENERGIA SOLAR E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Essa oficina tem por objetivo despertar a curiosidade sobre o funcionamento e as aplicações da energia solar por meio com da demonstração de experimentos. Será abordado também a obsolescência programada, que é uma prática realizada pelo mercado de objetos eletrônicos onde os produtos independentemente do uso vêm de fábrica programados para deixarem de funcionar, garantindo assim a manutenção da demanda por parte dos usuários.

- MAREMOTRIZ: UMA ONDA DE ENERGIA

Será mostrado nessa oficina um protótipo de conversão de energia mecânica em elétrica, será demonstrado com funciona a geração maremotriz, que pode funcionar de duas formas; ou com correntes marítimas, outra pelas marés. Servirá também como forma de difundir outro tipo de energia renovável ainda pouco conhecida no Brasil.

- PILHA CASEIRA

Pilhas ou célula voltaicas são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica por meio de um sistema apropriado e montado para aproveitar o fluxo de elétrons provenientes de uma reação química de oxirredução. Na atividade os participantes poderão montar vários modelos de pilhas de baixo custo, de forma dinâmica e interativa.

- SHOW DA ENERGIA

A proposta da atividade será realizar várias interações com o público por meio de experimentos químicos relacionados com luz, com quimiluminescência e outros experimentos consagrados do museu e que sempre despertam o interesse daqueles que participam.

- A ENERGIA DENTRO DA TERRA

É difícil falar em energia sem fazer algum tipo de associação com a energia que vem do Sol, no entanto, como se explica toda a atividade do núcleo da Terra, por que sabemos mais sobre a lua do que o próprio centro do nosso planeta, quanta energia há lá e como aproveitá-la? Os participantes dessa atividade poderão obter algumas dessas respostas.

- DE ONDE VEM A LUZ?

A atividade se propõe a demonstrar de onde surgiu toda a energia que tem no universo, segundo as teorias mais aceitas pela ciência. Além de esclarecer a ideia da existência ou não de luz, no surgimento do universo, em sistemas como buracos negros, etc.

- O OUTRO LADO DO SOL

O Sol é a estrela que fornecesse praticamente toda energia que tem na Terra, é o astro mais conhecido e estudado, dividindo as atenções com a Lua, mas assim como o nosso satélite natural tem seus segredos, há muita coisa sobre o sol que não sabemos, que não podemos realmente prever. Alguns desses mistérios serão desvendados nesta atividade.

- ROBÓTICA

Uma das áreas do conhecimento mais fascinantes, sobretudo para os jovens, é a robótica. As contribuições da robótica para humanidade são tremendas, principalmente em situações extremas ou que requerem muita precisão no manuseio de um determinado objeto. Nesta atividade será demonstrado melhor como a robótica tem feito parte da história da humanidade.

- REPRESAS DE ENERGIA

A matriz energética brasileira é altamente dependente da hidroeletricidade, que apesar de ser um tipo de energia considerada limpa e renovável, essa dependência tem nos ensinado que é algo ruim para o país, sobretudo quando vemos que claramente a política energética brasileira errou ao estabelecer essa dependência e continua errando ao aumentar ainda mais com obras com Belo Monte. Essa discussão será o tema principal desta atividade.

FONTE: Katiane Torres - Comunicação do Espaço Ciência com adaptações do Blogativo

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima