Agreste news: Seplag anuncia novidades para o PFC 2016

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou, nesta quinta-feira (3), a edição 2016 do Programa de Formação Continuada (PFC). O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a presença do secretário Danilo Cabral, que foi o responsável pela abertura da solenidade. Ele ressaltou que o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, reconhecido pela sociedade e por especialistas, é responsável pela eficiência do Governo do Estado.

“Os avanços dos últimos anos, em Pernambuco, foram alcançados em um cenário econômico e fiscal favorável. Hoje vivemos uma realidade de crise, mas encaramos isso como uma janela de oportunidades. Por isso, reafirmamos a importância do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco como uma ferramenta para fazer uma gestão eficiente, que nos permite fazer mais com menos”, afirmou. O secretário destacou que o PFC, além da valorização dos servidores, é uma peça fundamental neste momento em que é preciso adaptar as competências do corpo funcional aos novos desafios que se apresentam.

Em 2015, o PFC já havia passado por mudanças devido aos dois programas de contenção de gastos lançados pelo Governo do Estado. A principal delas foi o aumento no uso de instrutores internos. Em 2015, 74% dos instrutores foram gestores governamentais, contra uma média de 13% nos quatro anos anteriores. Para 2016, O secretário-executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão PE Governador Eduardo Campos (IG), Maurício Cruz, afirmou que será mantido o grande uso de gestores e aumentará o número de parcerias. “A partir deste ano iniciamos um trabalho em conjunto com a UPE e com a UFPE, por exemplo, além de aumentar a relação com parceiros antigos, como o Cefospe e o próprio TCE”, assegurou.

De acordo com o secretário executivo, para a grade de cursos instrumentais, o PFC usará a Cefospe e parceiros; para a grade Técnica em Gestão, a parceria com a UPE; e para a Grade Específica será usado a instrutoria interna. Já parceria com a UFPE será para oferecer uma nova linha de cursos voltados para o desenvolvimento da função do gestor governamental, focado no pensamento reflexivo e de argumentação. Os cursos serão de livre inscrição e ou indicação da gerência e terão média duração, nos moldes dos módulos de programas de pós-graduação em Gestão Pública.   

PFC – O PFC é um programa de alto nível, voltado para a preparação dos profissionais da Seplag para conduzir, com eficiência, as diversas tarefas inerentes ao Modelo Todos por Pernambuco. O programa é uma obrigação legal, atrelado às principais disposições da Lei Complementar 118, de 26/06/2008 e alterações e é uma atividade necessária à instituição do Adicional de Formação Continuada e Instrutoria para os GGPOGs. O foco principal é nos gestores governamentais, mas oferece oportunidade de capacitação para o demais profissionais da Secretaria, além de oferecer vagas para profissionais de outros Segmentos do Estado (dentro ou fora do Poder Executivo) e servidores de Governos Municipais.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima