Agreste news: Conquista dos agricultores familiares fortalecerá a cadeia produtiva do leite no Agreste

O diretor Geral do ProRural, Anselmo Pereira, assinou na última sexta-feira (11), a ordem de serviço para o início da construção da Agroindústria de Beneficiamento de Leite de Águas Belas. A obra, orçada em R$ 809.850,80, vai beneficiar os produtores de leite e derivados dos municípios de Águas Belas, Buíque, Iati, Itaíba, Saloá e Tupanatinga, que estão ligados à Cadeia Produtiva da Bovinocultura, através da Cooperativa dos Agricultores Familiar do Vale do Ipanema – Coopanema.
Com a parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, através do ProRural, e o Banco Mundial, o projeto de construção da unidade e a aquisição dos equipamentos totaliza um investimento de R$ 2.863.320,09, que permitirá os cerca de 1.200 agricultores familiares do Agreste produzir e beneficiar coletivamente de seus produtos. 
Segundo o representante do Governo do Estado no evento, Anselmo Pereira, foi a organização dos agricultores dentro do território o que permitiu um investimento dessa importância. “Com a construção e o fortalecimento dos Grupos Territoriais de Governança e a cultura do trabalho em rede - com o entendimento da agricultura familiar enquanto negócio – muitos outros territórios também serão beneficiados com financiamento de projetos através do ProRural”.
Também presente no evento, o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, falou da motivação que significa a construção de uma agroindústria na região neste momento de crise. “Com a unidade de beneficiamento montada, aos agricultores familiares terão oportunidade de industrializar seus produtos, agregando valor a eles e, assim,  vendê-los com preços mais atrativos.
Para um dos fundadores da Coopanema, Nitalmo Leite, o projeto foi discutido e formatado com os grupos representantes de todos os 20 municípios que representam o território e teve grande participação da sociedade. “A agroindústria potencializa a capacidade do agricultor e da agricultora familiar permanecer no campo e fará funcionar melhor a cadeia produtiva do leite”, comemora.​

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima