Agreste news: Ano positivo em São Bento do Una

A prefeita de São Bento do Una, Debora Almeida (PSB) realizou esta semana a prestação de contatas da sua gestão em 2015, com transmissão ao vivo da rádio do município. Mesmo com a situação precária na economia, a prefeitura fechou o ano com um superávit superior a R$ 2 milhões. Isso foi conseguido inclusive com investimentos superiores aos que são exigidos por lei. Por exemplo, em Saúde foram investidos 21,53% do orçamento, onde o exigido é de apenas 15%. Na educação o mínimo é 25% no desenvolvimento do ensino, mas em São Bento o investimento foi superior a 27%.
Ainda no quesito educação, a lei de responsabilidade prevê que 60% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sejam gastos compagamento dos professores do magistério, a gestão atual investiu 8% a mais, Segundo a prefeita esses investimentos em educação já vão dando frutos. “Temos tido um retorno muito bom com o crescimento do aprendizado que em junho de 2015 era 43% e agora no final de 2015 chegou a 53%”, ressalta Debora.
Algumas secretarias tiveram destaques como a de Infraestrutura com aquisição de máquinas, obras em escolas e núcleos de saúde, além de obras urbana, como pavimentação de ruas. Na Agricultura, pode-se destacar a limpeza de açudes e barreiros, perfuração de oito poços artesianos e abastecimento de agua na zona rural. A Secretaria de Saúde teve mais de 72650 agendamentos nas atividades de saúde básica e mais de 265 mil no seu hospital, diferente dos 119 mil atendimentos registrados em 2013. A Secretaria de Ação Social e Trabalho registrou mais de 4470 atendimentos em mutirões de cidadania (somente no terceiro quadrimestre de 2015) e na educação foram batidos mais de 53760 merendas semanais para os alunos da rede municipal. 

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima