Agreste News: Paranatama em dia de festa!!!

Hoje será comemorado a emancipação politica de Paranatama. Porém antes de anunciar formalmente, vamos a um breve relato de sua tão linda história. A nossa hoje então Paranatama, veio a pertencer a cidade de Garanhuns onde era chamada de Serrinha do catimbau, teve seu nome trocado, passando a se chamar Paranatama no ano de 1943, onde este nome provem dos índios Itaquatiara, estes primitivos que habitaram na região. Portanto, foi em 1963 no dia 20 de dezembro, que Paranatama passou a ser conhecida como cidade. Deixando assim, de pertencer a o distrito de Garanhuns. Todavia, nossos dados não acabam nesse relato, o seu direito de posse, foi concedido no dia 4 de fevereiro de 1964. Segundo um grande pesquisador da região, Roberto Harrop Galvão, o nome Paranatama vem a significar “Região dos rios” (que história tão linda, não?) esta disseminação de região dos rios é por Paranatama encontrar-se inserida na bacia Hidrográfica do Rio Ipanema e do grupo de bacias de pequenos rios interiores. Tendo como principais tributários: Os Riachos da brava, do limitão, seco, Riachão do Exu, das lajes e do baixo do mocó, todos em regime intermitentes.
Hoje a cidade de Paranatama é composta pelo município sede e dois povoados, que são estes: O povoado Alto da serra e o povoado Brejo velho. Já que o tema da reportagem hoje é, Paranatama em dia de festa, vamos aproveitar, deixando o convite a todos os municípios
circunvizinhos, que hoje as 21 horas, acontecerá a abertura da festa de emancipação politica. O evento iniciará com o Forró D Original e logo depois, Edson Lima e Banda Gatinha manhosa. No domingo (21) estaremos dando inicio as 10 horas da manhã, no sitio olho d’aguinha com o evento de Velocross o qual é uma das etapas do campeonato pernambucano na categoria. As festividades, terminar-se-ão no dia 22, segunda- feira, com uma missa em ação de graças, ao aniversário da cidade, que terá inicio as 09:30 na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, no centro de Paranatama. Os gestores, o prefeito José Teixeira e o vice – prefeito Valmir do Leite, parabenizam, a todos os habitantes desse município, município esse, que vem de uma história escrita, com luta, amor e coragem, para que a paranatama dos dias de hoje, pudesse existir.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima