GOVERNO REPASSA R$ 3,5 MILHÕES PARA AUTARQUIAS DE ENSINO. AGRESTE NEWS.

Valor referente ao Proupe já está disponível para 13 instituições de ensino superior


Uma boa notícia para as autarquias educacionais de ensino de Pernambuco: o Governo do Estado realizou ontem novo repasse do Programa Universidade para Todos de Pernambuco, o Proupe, que oferece bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior. O montante de quase R$ 3,5 milhões já está disponível nas contas das 13 instituições que atuam no estado.

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti, responsável pelo gerenciamento do programa), o calendário de repasses está sendo regularizado. “Mesmo em um cenário de crise e dificuldade financeira com a queda da arrecadação, o Governo de Pernambuco cumpre o compromisso assumido com as instituições e demonstra que a educação dos nossos jovens está entre as prioridades da gestão Paulo Câmara”, afirma o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Lucas Ramos (PSB). O parlamentar é um dos articuladores entre as autarquias de ensino e o executivo estadual.

O Proupe oferece bolsas para aproximadamente 10.800 alunos em Pernambuco. O valor não vai para os estudantes, sendo transferido diretamente às instituições. “As autarquias entendem a situação de dificuldade, mas vamos buscar um calendário definitivo de repasse para que as faculdades possam se programar e honrar seus compromissos”, afirma Rinaldo Remígio, presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), uma das instituições que integram o programa e que possui 720 alunos beneficiados.

Na próxima segunda-feira (19), representantes das autarquias participam de reunião na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do deputado Lucas Ramos, para buscar ajustes no programa. “A presença do deputado, que se mostra um defensor da nossa causa, é fundamental para ampliar o debate e fortalecer o Proupe”, declara Remígio.

BOLSAS – O Programa Universidade para Todos de Pernambuco foi implantado pelo Governo do Estado em 2011 e oferece bolsas de 100%, 50% e 25% para estudantes matriculados em cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura). Entre os critérios de avaliação, está a média das notas do vestibular ou das disciplinas cursadas, no caso de estudantes do segundo período em diante. O Proupe atende alunos nas autarquias de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima