Prêmio Pelópidas Silveira recebe inscrições até outubro

Boa notícia para os interessados em participar do I Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbana e Regional. O prazo para as inscrições foi estendido e os interessados têm até o próximo dia 31 de outubro para submeter seus trabalhos. A Secretaria Planejamento Orçamento e Gestão, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas – Condepe/Fidem, é responsável pela iniciativa que recompensará estudos e práticas bem-sucedidas na área de planejamento urbano de todo o País. O prêmio faz parte da comemoração do centenário de nascimento do engenheiro e duas vezes prefeito do Recife, Pelópidas Silveira.    

De acordo com Flávio Figueiredo, presidente da Condepe/Fidem, o alargamento do prazo de inscrição foi uma ideia da comissão organizadora para dar mais tempo e oportunidade, principalmente aos estudantes interessados em participar do Prêmio. “O prazo anterior, 31 de agosto, ficou muito próximo da volta às aulas. Boa parte da nossa divulgação aconteceu no período das férias e, para que se elaborassem mais e melhores trabalhos, resolvemos aumentar o período de inscrições em mais dois meses”, explicou Flávio.    

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. Podem concorrer ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico e superior, graduados, pós-graduados e profissionais atuantes na área em três modalidades: redações, artigos científicos, e projetos de experiências exitosas.

Os trabalhos apresentados devem contemplar cinco eixos temáticos: o Estatuto das Metrópoles: Oportunidades e Desafios; o sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. Além disso, deverão corresponder a diferentes tipos de ações governamentais, tais como: promoção e apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Os resultados serão divulgados no dia 1º de fevereiro de 2016. Já a entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de abril do próximo ano, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet, com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil cada e até três projetos de experiência exitosa no valor de R$ 8 mil cada.

Além da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Condepe/Fidem, o Prêmio conta com a parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco  (UPE).

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima

Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 62 municípios do interior, Paranatama, Saloá e Capoeiras estão na lista