Ciclo de Capacitação encerra primeira rodada de cursos

Terminou nesta sexta-feira (3) o primeiro Ciclo de Capacitação, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Os gestores dos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata receberam orientações sobre Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas e Captação de recursos e convênios. Antes de chegar à capital, foram oferecidas aulas para os gestores do Sertão e do Agreste.

A gestora governamental Marcela Lima, que ministrou o curso de Captação de recursos e convênios para os gestores de todas as regiões do Estado, afirmou que as turmas foram muito boas e que os municípios estão preocupados em aperfeiçoar seus mecanismos de captação de recursos. “Foi uma excelente troca de experiência. Muitos municípios trouxeram inovações na área, o que nos surpreendeu positivamente”, disse. Ela citou o exemplo da Prefeitura de Paulista, que montou um banco de projetos, com propostas para serem apresentar aos órgãos federais e estaduais.

Marcela Lima também comentou sobre a replicação do modelo de gestão utilizado pelo Estado nos municípios. “Esse é um aspecto mais comum nos municípios da Região Metropolitana No Sertão, as prefeituras sofrem mais com escassez de recursos e captam poucos convênios.” Ela ressaltou que muitos dos gestores estão na expectativa de realização de investimentos a partir da aprovação do orçamento impositivo, que torna a execução das emendas individuais dos parlamentares no orçamento da União.  

O gerente da área de convênios e elaboração de projetos da Prefeitura de Paulista, Cleiton César, disse que os cursos foram produtivos, porque a sistemática das aulas facilita o trabalho, porque trata de ferramentas que são usadas no dia a dia da gestão. “Em geral, os municípios têm pouca informação sobre a captação de recursos e a gestão de convênios, mas, a partir dos cursos que estão sendo oferecidos pelo Estado, as equipes técnicas estão se aperfeiçoando, o que impacta nos investimentos”, afirmou. Cleiton César comentou que o número de convênios firmados pela Prefeitura triplicou nos últimos dois anos. “Atualmente, nós temos 30 convênios em execução no município. Isso já é reflexo da melhoria na gestão dos contratos e convênios”, acrescentou o gerente.

O Ciclo de Capacitação faz parte da estratégia do Governo do Estado de fortalecer as parcerias com os municípios. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão, Maurício Cruz, destaca que ela deve ser vista a partir de um conjunto de ações do Governo. “Foram lançados o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o Escritório de Projetos e criada a Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios, dentro da estrutura da Secretaria de Planejamento. Tudo isso para que ajudar no desenvolvimento dos municípios”, explica.

O segundo Ciclo de Capacitação, a ser realizado neste mês, oferecerá cursos de Elaboração de projetos e Utilização do Sistema de Gestão de Convênios e de Contratos de Repasses (Sincov). As aulas ocorrerão em Petrolina (Sertão), Caruaru (Agreste) e no Recife.

Foto: Douglas Fagner

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima

Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 62 municípios do interior, Paranatama, Saloá e Capoeiras estão na lista