Morre aos 63 anos deputado estadual de PE Manoel Santos

 

Morre aos 63 anos deputado estadual de PE Manoel Santos

Morreu neste domingo (19), aos 63 anos, o deputado estadual pernambucano Manoel José dos Santos (PT). Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, tratando um câncer. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Manoel José dos Santos foi eleito deputado estadual ano passado, com 55.310 votos, e atualmente estava licenciado do mandato, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O parlamentar era líder da bancada do PT e titular das comissões de Agricultura, Pecuária e Política Rural e de Saúde e Assistência Social. Ele era casado e deixou quatro filhos.
De acordo com informações na página da Alepe, Manoel José dos Santos nasceu em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Filho de um agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos e ingressou no movimento sindical aos 20. Na década de 1990, presidiu Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).
Entre 1998 e 2009, ocupou também a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Foi ainda o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco.
Líder do PT no Senado, o deputado Humberto Costa emitiu nota de pesar. "Mané, como costumava chamar, além de um amigo e companheiro de lutas, sempre foi um exemplo. Dedicou a sua vida a defender aqueles que, como ele, enfrentaram as dificuldades para viver da agricultura familiar no País. O deputado foi um dos fundadores da CUT e do PT no estado e foi um dos primeiros representantes dos trabalhadores rurais a conseguir um mandato na Assembleia Legislativa, onde sempre teve uma atuação de destaque, sabendo cobrar quando necessário, mas também negociar e defender aquilo que é importante", disse.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também emitiu nota em condolências aos familiares e amigos de Manoel dos Santos. "De origem humilde, Manoel foi um corajoso e ativo defensor dos camponeses e dos trabalhadores rurais, primeiro como sindicalista, na Fetape e na Contag, e, depois, como deputado estadual. Sua história de vida é um exemplo para todos nós”, disse.

Fonte: Portal de noticias G1.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima