Arte para todos no seminário

 

Arte para todos no seminário

O que para muitos pode ser considerado lixo, para Severino Silva é fonte de renda. Natural de Surubim, o artesão trabalha com o reaproveitamento de materiais recicláveis. Sobras de resíduos domésticos, industriais e da rede moveleira são reaproveitadas gerando empregos. “Meu objetivo é despertar nas pessoas a consciência ambiental, colaborar com a proteção ao meio ambiente e ainda poder gerar renda”, disse o artista, que está expondo, ao lado de outros artesões, um peças da arte local.

Na cidade de Vertente do Lério, Severino desenvolve um trabalho com crianças a partir dos seis anos de idade. “Quando desperto nas crianças e nos jovens o interesse pelo reaproveitamento de materiais estou dando um norte e assim colaborando na formação de novos artistas, de cidadãos mais críticos e preocupados com o planeta”, completou o artesão.

Desde que se aposentou em 1997, o bancário Apolinário Lucena dedica seu tempo à arte pernambucana, especialmente à arte surubinense. O artesão utiliza materiais recicláveis como jornais e garrafas pet para retratar a cultura. “Abracei a arte, amo o que faço. Agradeço a oportunidade e o convite para demonstrar meu trabalho para essas pessoas”, ressaltou.

Durante a abertura do terceiro ciclo do Todos Por Pernambuco,integrantes do Bloco Folguedos de Surubim, fundado em 2012, animou os participantes com marchinhas de antigos carnavais usando as fantasias confeccionadas por Apolinário Lucena com materiais recicláveis. “Sou aderecista do bloco Folguedos de Surubim e só utilizo materiais recicláveis na confecção das fantasias que embelezam o bloco”, complementou o artesão.

As amigas Nadja Lima e Valdeir Barbosa também aproveitaram o evento para mostrar seus trabalhos. A convite da Prefeitura de Surubim, que montou o espaço, as artesãs estão expondo arte em cabaça, em biscuit e suas bonecas de panos. “Apesar da diversidade de brinquedos tecnológicos, minhas bonecas de pano fazem um grande sucesso. Já exportei bonecas para Alemanha”, comemorou Valdeir.

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima