Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2014

Centenas de pessoas dão o último adeus ao escritor Ariano Suassuna

Imagem
Centenas de pessoas fizeram fila em frente ao Palácio do Campo das princesas, sede do Governo de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (24/07), para se despedir do escritor Ariano Suassuna (87), morto no final da tarde de ontem, no Real Hospital Português, no Recife. Às 11h foi realizada uma missa de corpo presente, presidida de arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saborido.Estiveram presentes à cerimônia, o governador João Lyra Neto, secretários de estado, políticos, artistas, intelectuais, a esposa Zélia de Andrade Lima, com quem era casado desde 1957, e os filhos Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana, além dos netos.Dezenas de coroas de flores, enviadas por amigos, políticos, universidades, agremiações carnavalescas, entidades classistas e movimentos culturais tomaram conta dos corredores e do átrio do Palácio. Às 15h, o corpo, que está coberto pelas bandeiras do Brasil, Pernambuco, Paraíba – estado natal de Ariano Suassuna – Universidade Federal de Pernambuco e do Sport Clu…

Primeiro escritório dos blogueiros no País será inaugurado nesta sexta na capital pernambucana

Imagem
Do Blog da ABLOGPENesta sexta-feira, dia 25 de julho, será inaugurada no Centro do Recife a Sede da primeira entidade no País voltada a organização dos Produtores de Conteúdo para Mídias Digitais. A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE conta hoje com mais de 400 associados, tornando-se referência para a blogosfera brasileira.A Diretoria da AblogPE está trabalhando para que nesta sexta, todos os blogueiros convidados possam vivenciar a concretização de um sonho de três anos de trabalho e dedicação. Reuniões, encontros, discussões, planejamentos, intercâmbios intermunicipais e interestaduais, fizeram da AblogPE cada vez uma entidade sólida e reconhecida em todo País, sob a coordenação do presidente Lissandro Nascimento. O escritório da AblogPE fica situado no Edifício São Cristóvão, Rua da Aurora nº 295, Sala 917 (9º Andar), Centro do Recife. A inauguração será a partir das 10 horas da manhã, com almoço adesão.Na oportunidade, será apresentado a minuta do projeto …

Detran-PE abre 2ª rodada de convocações do CNH Popular 2014

Imagem
Está aberta a segunda rodada de convocação dos contemplados pela edição 2014 do Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular). Mais de 12 mil pessoas estão sendo chamadas para confirmação de dados e encaminhamento para um dos Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao Detran-PE com direito a realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo de Habilitação de Condutores.Os selecionados devem acessar o site do Detran-PE, verificar se fazem parte desta 2ª lista de convocações e agendar online data, hora e ponto de atendimento ao qual devem comparecer para efetuar a confirmação dos dados cadastrais (validação) informados no ato de inscrição no Programa. Só poderão realizar a confirmação de dados os convocados que, previamente, agendarem online atendimento para o CNH Popular.Retardatários - Os convocados da 1ª rodada que ainda não compareceram ao Detran terão de aguardar o período que vai de 30 de agosto a 13 de setembro para fazer a confirmação de dados e dar entr…

Depoimento do governadorJoão Lyra Neto sobre o escritor Ariano Suassuna

Imagem
Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do escritor Ariano Suassuna. Paraibano de nascimento, pernambucano de coração, já que morou no Recife por mais de 70 anos de sua vida. É um dia muito triste para todos nós, pernambucanos, nordestinos e brasileiros, uma perda inestimável para nossa literatura e nossa cultura, que nesta mesma semana já havia sofrido as ausências de João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, e ainda neste mês a perda de Ivan Junqueira.Estive em Garanhuns na última sexta-feira, durante o Festival de Inverno, ocasião em que Ariano Suassuna apresentou uma aula espetáculo. Mesmo com a saúde frágil, ele externava seu amor por estar num palco, falando para os mais jovens, contando seus causos, histórias de sua vida e do imaginário popular.Fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, junto com Hermilo Borba Filho. Juntos, foram pioneiros no teatro ao ar livre no Brasil. Ariano participou do Movimento de Cultura Popular (MCP) no primeiro Governo Miguel Arraes. Fundador…

Paulo: Falecimento de Ariano é uma perda irreparável

Acompanhado da esposa, candidato prestou condolências à família do escritorApós ser informado no final da tarde desta quarta-feira (23) do falecimento do escritor Ariano Suassuna, o candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara (PSB), acompanhado de sua esposa, Ana Luiza Câmara, foi ao Hospital Português, onde o paraibano estava internado desde a última segunda-feira. "Viemos trazer nossa solidariedade à família de Ariano, que num momento de dor como esse merece todo o nosso apoio; por tudo o que ele representa para todos nós, para o Brasil, para Pernambuco, para a nossa cultura", afirmou.Ariano era presidente de Honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi secretário na gestão do ex-governador Eduardo Campos, seu correligionário, assim como Paulo, que comandou três pastas no Governo Estadual. "No campo político, Ariano sempre esteve junto com as forças populares. Com Pelópidas Silveira, Miguel Arraes e Eduardo. Eu tive o privilégio de conviver mais intensa…

Paulo suspende campanha por 24h em luto pelo falecimento de Ariano

Imagem
Em decorrência do falecimento do escritor Ariano Suassuna, o candidato Paulo Câmara (PSB) tomou a decisão de suspender por 24 horas as atividades de sua campanha de rua em todo o Estado. A medida é em respeito e em sinal de luto pela perda de um dos maiores nomes da cultura pernambucana e brasileira em todos os tempos, além de um companheiro histórico das lutas políticas na Frente Popular de Pernambuco.Technorati Marcas: ,

Escritor de Paranatama apresenta seus livros no 24º Festival de inverno de Garanhuns

Imagem
Palestrante e escritor de auto ajuda e motivação, Júnior Pereira, destaca seus livros no 24º Festival de inverno de Garanhuns 2014.O palestrante e escritor de auto ajuda e motivação paranatamense Júnior Pereira, está com seus livros disponíveis no FIG. Os livros estão no stand dos escritores de Garanhuns e região na praça da palavra, ao lado da Fonte luminosa.Júnior Pereira já participou de várias feiras de livros e da última Bienal internacional do livro do Agreste, que aconteceu esse ano em Garanhuns. Também já deu entrevistas em rádios, blogs e está agendado com pelo menos nove rádios para dar entrevistas, no mês de setembro, Júnior Pereira estará fazendo uma turnê por o Paraguai, Bolívia e Peru.Para saber mais, acesse: www.autoajudaemotivacao.com.brTechnorati Marcas: ,,,,

Cerimônia especial relembra fim da presença judaica no Estado

Imagem
O governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta quarta-feira (27/07), representantes da Confederação Israelita do Brasil e local, no Palácio do Campo das Princesas, em solenidade que marcou a passagem dos 360 anos da dissolução da primeira comunidade judaica em Recife, ocorrida em 1654, e também para celebrar a atual liberdade religiosa. Além dos rabinos David Weitmanm, de São Paulo, e Alexandre Mizrahi, líder espiritual da comunidade judaica local, a cerimônia também contou com a presença de 40 jovens de oito estados brasileiros, que fazem parte do Projeto Alicerces, que estuda a história judaica."Vocês deram uma contribuição muito importante para nossa formação", afirmou o governador João Lyra Neto, ao destacar "a bela passagem" dos judeus pelo Estado. A comunidade judaica em Pernambuco, segundo historiadores, foi muito intensa em Pernambuco. Além da Rua dos Judeus, também havia uma praça e uma praia. Em Olinda, havia uma fortificação denominada Bastião dos J…