Agreste News entrevista escritora e coordenadora do Divulga Escritor Shirley M. Cavalcante (SMC).

 

Agreste News entrevista escritora e coordenadora do Divulga Escritor Shirley M. Cavalcante (SMC).

Shirley M. Cavalcante é administradora do projeto Divulga Escritor, jornalista, radialista e editora. Graduada em Comunicação Social pela UFPB, especialista em gestão empresarial e de pessoas, assessora e consultora de Comunicação Empresarial, Consultora Editorial, e diretora executiva da SMC Comunicação Humana.  Em seu trabalho, ela utiliza a Comunicação como ferramenta estratégica para a solução dos conflitos existentes nas Relações Humanas. Acadêmica Correspondente da Academia de Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande – RJ, e do CONINTER – Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Arte, tendo recebido a comenda da Ordem do Mérito Histórico – Literário Castro Alves, por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da literatura Lusófona. É autora do livro: Manual Estratégico de Comunicação Empresarial/Organizacional,

“Profissionalizar a Comunicação Literária. Na área Interna, auxiliando o escritor a definir o foco, público-alvo, rede de relacionamento e planejamento do seu produto (livro), Institucional, divulgando o escritor e/ou o livro como marca, através das ferramentas de comunicação Institucional; na área Mercadológica, auxiliando o escritor nas fases de distribuição e vendas do seu livro.”

Boa Leitura!

Agreste News entrevista escritora e coordenadora do Divulga Escritor Shirley M. Cavalcante (SMC).

Agreste News - Jornalista Shirley M. Cavalcante, obrigado por nos conceder essa entrevista. Conte-nos, o que a motivou criar o Projeto Divulga Escritor?

SMC - O projeto Divulga Escritor foi criado após o lançamento do meu livro na Bienal Internacional do Livro de SP em 2012. Até então, eu nunca tinha ido a uma feira de livros, e a experiência de lançar um livro na maior feira literária do Brasil me fez ficar encantada pela literatura, a tal ponto de eu querer me dedicar aos livros e a divulgar seus autores. Primeiro realizei uma pesquisa literária, com alguns autores; como resultado da pesquisa identifiquei uma carência no mercado nos setores de distribuição, vendas e divulgação. Como graduada em comunicação, com especialização em gestão empresarial e de pessoas, elaborei um projeto voltado para a divulgação literária. Assim nasceu o Divulga Escritor, em 26 de março de 2013, em uma página de Facebook.

Agreste News - Quantas pessoas estão participando hoje do projeto Divulga escritor?

SMC - Com menos de 2 anos de projeto, são mais de 250 escritores entrevistados, mais de 250 escritores divulgados através da Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia, mais de 50 escritores associados/colunistas, mais de 25 mil membros participantes em toda a nossa rede de divulgação literária na lusofonia.

Agreste News - É necessário ter um livro publicado para fazer parte do projeto Divulga escritor?

SMC - Não, todos escritores, amadores ou profissionais podem participar; o nosso foco é divulgar literatura, quer os textos já tenham sido publicados em livros ou não.

Agreste News - Qual sua expectativa para o futuro do projeto Divulga Escritor?

SMC - Fortalecer cada vez mais o mercado literário, incentivando leitores a ler, escritores a escrever, os profissionais de Mídia a divulgar conteúdos literários, Editoras a facilitar a publicação dos livros, pleitear nos governos Municipal, Estadual e Federal, maior destinação de verbas para a Literatura, empresas privadas a patrocinar, facilitar a distribuição de livros, incentivar a abertura de espaço para os escritores do Brasil nas livrarias, e incrementar a venda de livros... e isso só conseguiremos divulgando, fazendo a sociedade conhecer cada vez mais os textos de quem escreve, o Escritor.

Agreste News - O que você acha que precisa melhorar no mundo editorial?

SMC - Em meu ponto de vista, a visão dos editores e escritores. Após a elaboração de uma obra, na fase de publicação do livro o escritor deve raciocinar como empresário, ele vai gerir um produto, o seu livro, que como todo o nascimento de um produto de uma empresa, requer planejamento estratégico de comunicação, técnico e empresarial.

O escritor ao escrever, deve ter um foco, objetivos, uma missão, valores, público-alvo. Tem de analisar a publicação, a divulgação, a venda, distribuição... mas, ai você diz, Shirley isso é obrigação da Editora. Não somente da Editora, a editora Edita o livro, o profissional de comunicação Divulga, a distribuidora Distribui, as livrarias Vendem, e os leitores consomem (compram).

Agreste News - E qual o papel da Editora no mercado Editorial?

SMC – Basicamente, editar o livro, mas atualmente há Editoras que já tem uma melhor estrutura para: distribuição nas livrarias, marketing do livro, vendas... cabe ao escritor na hora de selecionar uma Editora, analisar a estrutura como um todo, e não só o valor para publicar o livro, pois, se o escritor só analisar valores para publicação, correrá o risco de publicar e ficar com os livros “engavetados”, após distribuir uma parte para parentes e amigos.

Agreste News - Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um escritor independente?

SMC – Tornar-se conhecido, vendável. Uma grande editora, ao analisar a viabilidade de uma publicação, ela tem um produto, vai analisar tudo que já comentamos anteriormente, se o livro tem foco, público-alvo, valores... ferramentas necessárias para o sucesso de qualquer produto. Se o escritor e o livro forem desconhecidos, dificilmente ele conseguirá patrocínio, quer de uma Editora, ou de uma empresa privada, para publicação do seu livro.

Agreste News - Que atitude os escritores iniciantes precisam ter, para conseguirem sucesso com seus escritos?

SMC - O investimento com divulgação é o segredo do sucesso. Tornar-se conhecido, o escritor e/ou o seu produto; analisar o que é mais forte para o mercado, o nome do autor ou o do seu livro. Há livros que levam o escritor com ele, enquanto em outros casos, o livro vem ao encontro do escritor. Investir em divulgação, contatos, presença em eventos, utilizar-se de mailing editorial... não será fácil, mas, seguindo-se o exemplo de Paulo Coelho e tantos outros que conseguiram, com o foco objetivo em conseguir, deve-se seguir sempre em frente, eventualmente caindo, mas sempre levantando-se, e os bons resultados certamente virão.

Agreste News - Numa visão geral, qual é o propósito do projeto Divulga escritor?

SMC - Profissionalizar a Comunicação Literária. Na área Interna, auxiliando o escritor a definir o foco, público-alvo, rede de relacionamento e planejamento do seu produto (livro), Institucional, divulgando o escritor e/ou o livro como marca, através das ferramentas de comunicação Institucional; na área Mercadológica, auxiliando o escritor nas fases de distribuição e vendas do seu livro.

Agreste News - Escritores de qualquer país podem participar do Projeto?

SMC – Nesta fase, estamos limitados a países da lusofonia. Mas, de futuro, temos intenção de ampliar para outros países, onde houver possibilidade de acesso.

Agreste News - Somos gratos por sua atenção. Finalizando, que mensagem você deixa para os leitores do Agreste News e escritores do Projeto?

Para os Leitores:

SMC - Leiam o meu livro: Manual Estratégico de Comunicação Empresarial/Organizacional, e conheçam as principais ferramentas da Comunicação Interna, Institucional e Mercadológica, coloquem-se como o produto que está sendo trabalhado através das ferramentas, selecionem as ações que podem realizar, por isso é importante ler o livro com papel e caneta na mão, anotando as ações. Ao final das leituras, sei que serão muitas, selecionem as ações que, de momento, se encaixem com a sua realidade; profissionalizem-se e Boa Sorte.

Segue o link para compra do meu livro de cabeceira, o responsável pelo sucesso do projeto Divulga Escritor:

http://www.divulgaescritor.com/products/manual-estrategico-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-empresarial-organizacional/

Para os escritores:

SMC - Além de ler o meu livro, (risos) divulguem no projeto Divulga Escritor. Hoje trabalhamos com as ferramentas de divulgação mais econômicas, algumas não tem custos como podem ver em nosso site, e outras têm custos mínimos para manutenção do projeto e pagamento dos profissionais envolvidos para o desenvolvimento das atividades oferecidas, mas, se você quer uma assessoria mais focada e ampla, siga este conselho: a assessoria mais ampla é o segundo passo; faça primeiro o básico, aos poucos, na medida em que for alcançando resultados, amplie as ferramentas de divulgação.

Site Divulga Escritor:

http://www.divulgaescritor.com/

A você, Junior, muito obrigada pela oportunidade de divulgar o projeto Divulga Escritor. Adorei a entrevista e a qualidade de suas perguntas, que foram específicas e muito bem selecionadas. Parabéns. Sucesso!

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima