Floresta recebe ações do Programa Caatinga Sustentável

 

Floresta recebe ações do Programa Caatinga Sustentável

Integrando a Política de Convivência com o Semiárido no Estado, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove nesta sexta-feira (25), às 10h, evento de entrega de poço artesiano e certificado de capacitação em agroecologia, segurança energética e desertificação à comunidade de São Gonçalo, no município de Floresta, Sertão de Itaparica.

A ação integra o Programa Caatinga Sustentável, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no último mês de Junho. O Programa inclui a criação de unidades de conservação no Semiárido; implantação dos Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade; e o Zoneamento das Áreas Vulneráveis à Desertificação no Estado.

A entrega do poço artesiano irá beneficiar a população do entorno da Estação Ecológica da Serra da Canoa, beneficiando um total de 30 famílias. Com vazão de 1.600 litros/hora, o poço reforçará a segurança hídrica, garantindo o acesso à água para agricultura familiar, criação de animais e consumo próprio. E as capacitações realizadas somam o trabalho de incentivo à convivência com o semiárido, com foco na sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e participação social.

O secretário Carlos Cavalcanti destaca que essa agenda tem sido prioridade do Governo, ressaltando a política de interiorização das ações. ?Além disso, o foco na Caatinga é um diferencial que estamos estrategicamente consolidando na nossa gestão, considerando que essa é uma Região que há muito espera por ações sustentáveis, como estamos fazendo agora?,afirma.

Programa - Dos 184 municípios pernambucanos, 122 estão localizados na região do Semiárido, onde a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) desenvolve o Programa Caatinga Sustentável. O objetivo é criar alternativas para a convivência no semiárido, minimizando os efeitos da desertificação através de atividades de capacitação, infraestrutura e conscientização.

No total, o investimento é da ordem de R$ 4,9 milhões, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, SUDENE e CPRH, contemplando 13 municípios.

Serviço:

Inauguração Poço Artesiano e Encerramento das Capacitações

Horário: 10h

Local: Comunidade São Gonçalo, Floresta.

ÁREAS DE ENTORNO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

MUNICÍPIO

COMUNIDADE

Afrânio

Sítio Dois Irmãos / Três Paus

Cabrobó

Jatobá

Carnaíba

Serra da Matinha

Exu

Serra das Tabocas

Floresta

Juá

Lagoa Grande

Fazenda Barra Bonita / Sítio Ribeira

Parnamirim

Almirante

Santa Maria da Boa Vista

Sítio Estreito

São Caetano

Sítio Índio

São José do Belmonte

Serra do Catolé

Serra Talhada

Mata da Pimenteira

Serrita

Serrote do Teles

Triunfo

Sítio Carro Quebrado

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Postagens mais visitadas deste blog

Lamentável: Jovem de Paranatama morre em acidente de moto

Janailton Roldão foi encontrado morto em apartamento em Garanhuns

O município de Paranatama está de luto com a morte de Cinalda Lima